Cartilha de Proteção: Florianópolis Unida Contra o Abuso Infantil

Florianópolis, uma das cidades mais encantadoras do Brasil, agora é também pioneira em ações para fortalecer o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Câmara Municipal de Florianópolis (CMF) e a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) uniram forças para criar uma ferramenta especial: a Cartilha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

O vereador e vice-presidente da CMF, Claudinei Marques, um dos grandes apoiadores deste projeto e criador da Frente Parlamentar que visa combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na capital catarinense, destaca a importância dessa iniciativa ao afirmar: “Proteger nossas crianças é responsabilidade de todos, e essa cartilha é um passo fundamental nesse caminho. Unidos, podemos garantir um futuro mais seguro e saudável para nossos pequenos cidadãos. Estou comprometido com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e esta cartilha é uma ferramenta essencial que reforça nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossa juventude”, exalta o parlamentar.

Além disso, a cartilha destaca que o abuso não ocorre apenas por meio de ameaças ou agressões físicas. Muitas vezes, os agressores usam táticas manipulativas, como palavras carinhosas, presentes e atenção excessiva para confundir as vítimas. O objetivo é sensibilizar a comunidade para que fique alerta a essas sutilezas e compreenda que o abuso pode se manifestar de várias maneiras.

“Todas as investigações que envolvem crianças e adolescentes vitimas de violência sexual que são atendidas de alguma maneira pela nossa delegacia e pelo setor de psicologia foi baseado na nossa realidade que chegam através de boletins de ocorrências e até denúncias anônimas. Esse conteúdo foi pensado nas dúvidas que as famílias que estão passando por essa situação trouxeram nesses atendimentos as questões que as próprias crianças vítimas de violência falaram nos atendimentos.  São informações voltadas para a realidade mesmo, para orientar e auxiliar as famílias, os professores e toda a sociedade para reconhecerem, orientarem e a pensarem sobre o assunto”, comenta Anna.

A parceria entre a CMF e a DPCAMIs é um exemplo de como as instituições públicas podem unir esforços em prol de um bem maior: a proteção das crianças e adolescentes de Florianópolis. Essa cartilha não apenas promove a conscientização, mas também fornece orientações práticas sobre como agir em casos de suspeita de abuso.

“Florianópolis está demonstrando que está comprometida em criar um ambiente seguro e acolhedor para as gerações futuras. Essa iniciativa é um passo importante na direção certa, e a cidade está pronta para liderar o caminho na luta contra o abuso e à exploração sexual infantil”, conclui o vereador Claudinei.

Baixe a cartilha aqui

Fonte: Câmara Municipal de Florianópolis/SC