Senadora Zenaide Maia é a nova procuradora da Mulher do Senado

No ano em que comemora dez anos de existência, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado (ProMul) conhece sua quarta procuradora: a senadora Zenaide Maia, da bancada do estado do Rio Grande do Norte (RN).

Nome historicamente presente nas lutas da bancada feminina no Parlamento, a senadora Zenaide Maia foi antecedida no cargo por Vanessa Grazziotin (procuradora de 2013 a 2018), Rose de Freitas (2019 a 2021) e Leila Barros (2021 a 2023).

“Agradeço à bancada feminina e ao presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, por me confiar esta função que muito me honra e me desafia. Suceder a excelente Leila do Vôlei nesta função não será fácil, mas estamos com muita disposição e temos muito trabalho pela frente: a pauta da violência contra a mulher, que é uma chaga em nossa sociedade e nos últimos anos todos vimos o desmonte do orçamento da proteção à mulher; além disso, temos que aumentar a participação feminina nos espaços de poder; e, também, temos outros desafios no legislativo, como aprovar a igualdade salarial entre homens e mulheres, incluir a mulher no debate da reforma tributária e em todas as discussões que são importantes em nosso país! Vamos em frente, com muito zelo pelos direitos das mulheres”, declarou a senadora nas redes sociais.

Escolhida pela bancada feminina para exercer o cargo até março de 2025, a senadora Zenaide é um nome historicamente presente nas lutas da bancada feminina no Parlamento, desde o período em que foi deputada federal (2015-2019).

Pauta

Na primeira reunião com a equipe da ProMul, a senadora destacou alguns assuntos relativos às mulheres: da presença no orçamento à importância da educação e da comunicação, passando por impactos da reforma da previdência e da reforma trabalhista no cotidiano, na saúde e no bem-estar de todas – e de todos também.

“A pauta feminina não diz respeito só a nós, que somos 52% da população, mas também a todos os homens, porque todos têm uma mãe, não é?”, brincou a senadora.

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado foi criada no dia 25 de março de 2013, pela Resolução nº 9/2013, do então presidente da Casa, senador Renan Calheiros. A inauguração aconteceu no dia 2 de outubro de 2013.

Fonte: Senado Federal