Artigo: Lei Melissa, um olhar para além das estatísticas

Paulinha Deputada Estadual de Santa Catarina – E-mail: gabinetepaulinha@gmail.com

Ao gerar e nutrir um filho em seu ventre, uma das maiores dádivas concedidas por Deus, sonhos e esperanças se entrelaçam. Mas também existe uma realidade que muitas vezes enfrentamos de forma silenciosa: a violência obstétrica. Uma sombra que ofusca o processo natural do nascimento, roubando mais do que momentos, roubando sonhos, esperanças e até mesmo vidas.

Cada caso que emerge das estatísticas é uma lembrança que por trás dos números há histórias reais, famílias reais e sonhos reais. Um número de registro de óbito não captura a dor de uma mãe que perdeu seu bebê devido a negligências, tampouco afaga as marcas na alma de uma mulher que foi vítima de violência obstétrica.

As histórias são diversas, mas todas compartilham uma causa em comum: a vontade de que a jornada da maternidade seja de alegria, segurança e cuidado. É nesse cenário que estamos propondo a “Lei Melissa”, para sempre lembrarmos da vida que perdemos pela violência obstétrica sofrida pela mãe, Raquel.

Um projeto que não propõe apenas mudanças legais, mas um chamado para a humanização, empatia e compromisso na prestação dos serviços de saúde. Ao estabelecer protocolos de atenção integral à saúde da mulher, a lei busca garantir que nenhuma mãe sinta a dor da negligência ou da violência em um momento tão especial e sensível.

Como Estado, precisamos reconhecer que a saúde da mulher é o alicerce de uma sociedade saudável. Não é apenas um indicador estatístico, é a chave para a formação das novas gerações, concebida para ter famílias fortalecidas e uma nação próspera.

A “Lei Melissa” é um passo na direção certa, mas que precisa ser acompanhada por uma união de esforços: médicos, profissionais de saúde, legisladores e sociedade civil. Santa Catarina, reconhecida pelo espírito comunitário, possui os ingredientes necessários para liderar essa transformação. Somos uma comunidade que se preocupa com o bem-estar das pessoas.

Somos capazes de mudar o curso dessa narrativa sombria e substituí-la por uma história de cuidado, compaixão e esperança. Ainda mais na medicina, área que somos referência com tantos profissionais qualificados.

A “Lei Melissa” é um lembrete de que as estatísticas não são apenas números abstratos, mas histórias reais de mulheres e famílias. Ela nos desafia a trabalhar juntos, a defender um sistema de saúde que honre a dignidade de cada mulher e a celebrar a chegada de novas vidas com amor. Porque somente em uma sociedade unida seremos capazes de transformar sonhos em vidas.

Fonte: nd+