Dep. Luciane Carminatti prestigia posse da da nova presidência do TRE Santa Catarina
Quase 40 anos depois, o Tribunal Regional Eleitoral de SC volta a ter uma mulher como presidente: a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, empossada hoje em cerimônia no TJSC. É a segunda vez que uma mulher lidera a Justiça Eleitoral catarinense e a primeira em que uma eleição no Estado será conduzida por mãos femininas.
Vivemos hoje um momento histórico e que faz refletir sobre como a presença das mulheres em todos os espaços da sociedade precisa ser maior e mais constante.
E é também pensando nisso que a nova presidente iniciou seu mandato anunciando que a inserção das mulheres na política será ponto central do seu trabalho à frente do Tribunal através do projeto “Acorda mulher, o teu lugar também é na política”.
A iniciativa prevê medidas para fomentar a participação feminina na política catarinense. Entre elas está uma agenda para fiscalização do cumprimento da cota de gênero, lei que prevê o mínimo de 30% e máximo de 70% de candidaturas para cada sexo. O projeto cria também o Conselho Institucional de Políticas de Gênero e Étnico-Racial, um comitê suprapartidário que deve discutir o tema e implementar ações concretas nesse sentido.
Se somos mais da metade da população e dos eleitores, não é aceitável que nossa representação não passe de 18% em nenhuma esfera de poder político eletivo. Precisamos mudar, e isso depende de todas nós.
Fonte: @lu.caminatti