Deputadas da 20ª Legislatura que integram a Bancada Feminina

LUCIANE CARMINATTI

Professora e deputada estadual de Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em 2022 foi eleita para o quarto mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina com 92.478 votos, a segunda maior votação entre os 40 parlamentares.

Formada em Pedagogia e especialista na área de Educação Especial e em Orientação Educacional, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas de Chapecó antes de ocupar cargos públicos eletivos.

Foi vereadora por dois mandatos (2000-2004/2008-2011) e secretária municipal da Educação em Chapecó (2001-2003). Em 2011 assumiu o primeiro mandato na Alesc. Reeleita em 2014, 2018 e 2022, é a voz em defesa da educação pública, dos direitos das mulheres e da classe trabalhadora, da cultura, da economia solidária e da assistência social.

Coordenou o movimento pró-universidade federal na região Oeste, garantindo a instalação da segunda universidade federal do estado, a Universidade Federal da Fronteira Sul. Coordenou a implantação do curso de medicina nessa universidade e liderou a instalação do campus da Udesc em Chapecó.

Na atual legislatura da Alesc, é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e integra outras seis comissões permanentes, incluindo a de Finanças e Tributação e a de Trabalho, Administração e Serviço Público. Coordena as Frentes Parlamentares: em defesa da Economia Solidária, em defesa do Sistema Único de Assistência Social e em defesa da Ciência na Escola.

Além de integrar a Bancada Feminina, em 2023 assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Alesc. Em 2021, liderou a implementação do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM), tirando do papel a lei promulgada em 2015, mas que permaneceu por seis anos sem regulamentação por parte do governo do Estado. O Parlamento catarinense é a primeira Assembleia Legislativa a contar com um OVM e hoje já inspira iniciativas semelhantes em outros estados e também deve virar um projeto nacional.

PAULINHA

Ana Paula da Silva (Paulinha) começou a atuar nos movimentos sociais e estudantis com 13 anos. Em Bombinhas, foi a primeira mulher eleita vereadora, em 2004, e prefeita, em 2012. Quatro anos depois, teve a primeira reeleição do município ao alcançar 72,93% dos votos. Durante sua gestão como prefeita de Bombinhas, foi premiada como a melhor prefeita de Santa Catarina e a terceira melhor do Brasil pelo Conselho Federal de Administração – CFA e o Instituto Firjan. Também presidiu a Amfri, associação que reúne os 11 municípios da região do Rio Itajaí, em 2014 e 2017.

Expandindo a atuação em mais municípios da região, Paulinha foi eleita deputada estadual em 2018. Foi a primeira mulher a se tornar líder do governo e teve um mandato atuante na Assembleia Legislativa, com 100 projetos protocolados, 1041 proposições, 323 moções e 488 indicações. Foi reeleita deputada estadual em 2022 com 56.694 votos em 291 dos 295 municípios de Santa Catarina. Desde 2023, Paulinha é a 1ª secretária da Mesa Diretora da Alesc, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo desde Antonieta de Barros, em 1937.

A deputada tem projetos de lei e atuação em diversas áreas, como a saúde, educação, pesca artesanal, pessoas com deficiência, meio ambiente, turismo, construção civil e terceiro setor. Também é a coordenadora da Bancada Feminina, organizando ações para ampliar a participação das mulheres na política e na sociedade. A deputada um trabalho reforçado na região da Amfri, liderando frentes parlamentares como a Construção Paralela à BR-101 e o segundo acesso de Bombinhas e Porto Belo. Além disso, Paulinha participa desde 2018 da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), organização pluripartidária pioneira na política brasileira.