Conheça a cidade onde as mulheres mandam e são maioria na Câmara
Na contramão dos indicadores eleitorais, a pequena cidade de Águas Frias, no oeste catarinense, com pouco mais de 2800 habitantes, pode se orgulhar de um feito inédito: 55% dos vereadores do município são mulheres e a Câmara Municipal é comandada em sua plenitude por vereadoras. A presidente é Ediane de Carli Trevelin (MDB) e com ela mais três mulheres dividem a mesa: Luana Basso (PSDB), Tatiane Andressa Sabino (PSD) e Simoni Ballena (MDB).
- Os homens entenderam que nós mulheres estávamos prontas para comandar a mesa diretora e comandar o legislativo de forma prepositiva e responsável. Temos o desafio de promover um legislativo com olhar igualitário e próximo do cidadão – destaca Ediane.
Além de Águas Frias, somente a cidade de Ipira, também no oeste, tem mais mulheres que homens na Câmara de Vereadores. Conforme pesquisa da coluna, na última eleição mais de 12% dos municípios catarinenses não elegeram mulheres para atuarem nos seus legislativos. Em essas cidades não há vereadoras para fiscalizar, legislar e defender os interesses da população. Dos 2980 vereadores catarinenses, somente 525 são mulheres, 17,6% do total.
Neste mês da mulher, a Câmara de Vereadores de Águas Frias receberá moção de aplausos da Assembleia Legislativa. A proposta da Secretaria da Mulher da Alesc visa reconhecer a importância da representatividade da mulher nos ambientes de poder.
- Essas iniciativas precisam ser destacadas e devem servir de inspiração para outras mulheres e para toda a classe política – , afirma a coordenadora da bancada feminina na Alesc, deputada Paulinha.
Fonte: UPIARA.NET