Candidaturas de mulheres e negros receberão verbas de campanha até 8 de setembro

As candidaturas femininas e de pessoas negras às eleições municipais de outubro vão receber recursos de campanha até o dia 8 de setembro, menos de um mês antes do primeiro turno, no dia 6 de outubro.

 A data foi definida nesta segunda-feira (26) em uma reunião entre representantes dos partidos e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. Os partidos pediram mais tempo para distribuir as verbas.

Segundo o calendário eleitoral, os partidos têm até sexta-feira (30) para distribuir os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para essas candidaturas. Os recursos serão liberados nas contas nacionais dos partidos e, depois, distribuídos aos candidatos.

Em outubro, as eleições terão 240.587 candidatos negros, o que representa 52,7% das candidaturas. É a segunda vez na história que o número de candidatos negros supera o de brancos, que este ano são 215.763.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que os recursos foram recebidos na semana passada e que há dificuldades para identificar todos os candidatos que têm direito aos repasses. O partido tem 36% de candidaturas femininas e deve aplicar cerca de 30% dos recursos em candidaturas negras. Além do PT, participaram da reunião representantes do PL, MDB, PSOL, PSD e PSB.

Fonte: nsctotal