Deputadas da 20ª Legislatura que integram a Bancada Feminina

LUCIANE CARMINATTI

Professora e deputada estadual de Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores (PT), está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa, tendo sido reeleita em 2022 com 92.478 votos — a segunda maior votação entre os 40 parlamentares.

Graduada em Pedagogia com especialização em Educação Especial e habilitação em Orientação Educacional, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escola pública de Chapecó antes de ocupar cargos públicos eletivos.

Foi vereadora por dois mandatos (2000-2004/2008-2010), secretária municipal da Educação em Chapecó (2002-2003) e, em 2011, assumiu o primeiro mandato na Alesc. Reeleita em 2014, 2018 e 2022, atua em diversas áreas com prioridade para a Educação, sendo a voz em defesa da educação pública, dos profissionais da educação, dos direitos das mulheres, da classe trabalhadora, da cultura, da economia solidária e da assistência social.

Como secretária da Educação municipal, em 2004, levou para Chapecó o campus da Udesc. Coordenou o movimento pró-universidade federal na região Oeste, garantindo a instalação da segunda universidade federal em Santa Catarina, a Universidade Federal da Fronteira Sul. Nesta universidade construiu um diferencial em relação às demais universidades federais, sendo que a UFFS garante que 90% das vagas sejam ocupadas por alunos de escola pública.

Na atual legislatura da Alesc, é presidente da Comissão de Educação e Cultura e integra outras seis comissões permanentes: Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Participação Legislativa; Prevenção e Combate às Drogas; e Segurança Pública. Coordena as Frentes Parlamentares em defesa da Economia Solidária; em defesa do Sistema Único de Assistência Social; e em defesa da Ciência na Escola.

Em 2021, liderou a implementação do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM), tirando do papel lei promulgada em 2015, mas que ficou por seis anos sem regulamentação por parte do governo do Estado. O OVM é referência nacional, sendo o primeiro Observatório no âmbito das Assembleias Legislativas do Brasil e tendo como missão constituir-se como uma ferramenta que reúne e fornece dados e indicadores que permitam a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas e ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Além de integrar a Bancada Feminina, em 2023 assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Alesc. Em 2024, assumiu a Coordenação da Bancada do Oeste, a maior bancada regional da Alesc, formada por 9 deputados e constituída com o objetivo de unir forças em prol do atendimento das demandas da região junto ao Estado e à União.

PAULINHA

Ana Paula da Silva (Paulinha) começou a atuar nos movimentos sociais e estudantis com 13 anos. Em Bombinhas, foi a primeira mulher eleita vereadora, em 2004, e prefeita, em 2012. Quatro anos depois, teve a primeira reeleição do município ao alcançar 72,93% dos votos. Durante sua gestão como prefeita de Bombinhas, foi premiada como a melhor prefeita de Santa Catarina e a terceira melhor do Brasil pelo Conselho Federal de Administração – CFA e o Instituto Firjan. Também presidiu a Amfri, associação que reúne os 11 municípios da região do Rio Itajaí, em 2014 e 2017.

Expandindo a atuação em mais municípios da região, Paulinha foi eleita deputada estadual em 2018. Foi a primeira mulher a se tornar líder do governo e teve um mandato atuante na Assembleia Legislativa, com 100 projetos protocolados, 1041 proposições, 323 moções e 488 indicações. Foi reeleita deputada estadual em 2022 com 56.694 votos em 291 dos 295 municípios de Santa Catarina. Desde 2023, Paulinha é a 1ª secretária da Mesa Diretora da Alesc, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo desde Antonieta de Barros, em 1937.

A deputada tem projetos de lei e atuação em diversas áreas, como a saúde, educação, pesca artesanal, pessoas com deficiência, meio ambiente, turismo, construção civil e terceiro setor. Também é a coordenadora da Bancada Feminina, organizando ações para ampliar a participação das mulheres na política e na sociedade. A deputada um trabalho reforçado na região da Amfri, liderando frentes parlamentares como a Construção Paralela à BR-101 e o segundo acesso de Bombinhas e Porto Belo. Além disso, Paulinha participa desde 2018 da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), organização pluripartidária pioneira na política brasileira.