Deputadas da 20ª Legislatura que integram a Bancada Feminina

LUCIANE CARMINATTI

Professora e deputada estadual de Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores (PT), está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa, tendo sido reeleita em 2022 com 92.478 votos — a segunda maior votação entre os 40 parlamentares.

Graduada em Pedagogia com especialização em Educação Especial e habilitação em Orientação Educacional, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escola pública de Chapecó antes de ocupar cargos públicos eletivos.

Foi vereadora por dois mandatos (2001-2004/2009-2010), secretária municipal da Educação em Chapecó (2002-2003) e, em 2011, assumiu o primeiro mandato na Alesc. Reeleita em 2014, 2018 e 2022, atua em diversas áreas com prioridade para a Educação, sendo a voz em defesa da educação pública, dos profissionais da educação, da inclusão, dos direitos das mulheres, da cultura, da economia solidária e da assistência social.

Como secretária da Educação municipal, em 2004, levou para Chapecó o campus da Udesc. Coordenou o movimento pró-universidade federal na região Oeste, garantindo a instalação da segunda universidade federal em Santa Catarina, a Universidade Federal da Fronteira Sul. Nesta universidade construiu um diferencial em relação às demais universidades federais, sendo que a UFFS garante que 90% das vagas sejam ocupadas por alunos de escola pública.

Em 2021, liderou a implementação do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM), tirando do papel lei promulgada em 2015, mas que ficou por seis anos sem regulamentação por parte do governo do Estado. O OVM é referência nacional, sendo o primeiro Observatório no âmbito das Assembleias Legislativas do Brasil e tendo como missão constituir-se como uma ferramenta que reúne e fornece dados e indicadores que permitam a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas e ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Além de integrar a Bancada Feminina, em 2023 assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Alesc. Em 2024, coordenou a Bancada do Oeste, a maior bancada regional da Alesc, formada por 8 deputados e constituída com o objetivo de unir forças em prol do atendimento das demandas da região junto ao Estado e à União.

Na atual legislatura da Alesc, é presidente da Comissão de Educação e Cultura, vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, e integra outras três comissões permanentes: Trabalho, Administração e Serviço Público; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Coordena as Frentes Parlamentares em Defesa da Economia Solidária; em Defesa do Sistema Único de Assistência Social; e em Defesa da Ciência na Escola. Integra ainda a Frente Parlamentar em Defesa do Audiovisual, a Frente Parlamentar do Autismo e a Frente Parlamentar de Políticas Públicas da População em Situação de Rua, entre outras.

PAULINHA

Ana Paula da Silva (Paulinha) começou a atuar nos movimentos estudantis com 13 anos. Em Bombinhas, foi a primeira mulher eleita vereadora, em 2004, e prefeita, em 2012. Quatro anos depois, teve a primeira reeleição do município ao alcançar 72,93% dos votos. Durante sua gestão como prefeita de Bombinhas, foi premiada como a melhor prefeita de Santa Catarina e a terceira melhor do Brasil pelo Conselho Federal de Administração – CFA e o Instituto Firjan. Também presidiu a Amfri, associação que reúne os 11 municípios da região do Rio Itajaí, em 2014 e 2017.

Expandindo a atuação em mais municípios da região, Paulinha foi eleita deputada estadual em 2018. Foi a primeira mulher a se tornar líder do governo e teve um mandato atuante na Assembleia Legislativa, com 100 projetos protocolados, 1041 proposições, 323 moções e 488 indicações. Foi reeleita deputada estadual em 2022 com 56.694 votos em 291 dos 295 municípios de Santa Catarina. Entre 2023 e 2024, Paulinha ocupou a função de 1ª secretária da Mesa Diretora da Alesc, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo desde Antonieta de Barros, em 1937.

A deputada tem projetos de lei e atuação em diversas áreas, como a saúde, educação, segurança escolar, pesca artesanal, pessoas com deficiência, meio ambiente, turismo, construção civil e terceiro setor. Também é a coordenadora da Bancada Feminina, organizando ações para ampliar a participação das mulheres na política e na sociedade. A deputada tem trabalho reforçado na região da Amfri, liderando e cobrando ações como a construção da Rodovia Paralela à BR-101 e o segundo acesso de Bombinhas e Porto Belo.

Neste mandato, a deputada teve mais de 15 projetos de lei importantes que foram sancionados e entraram em vigor, como o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS, que está em processo de implementação. Paulinha também atua como coordenadora técnica do Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra), um grupo permanente formado por 27 instituições, de todos os setores da sociedade, para combater a violência escolar e fortalecer a paz nas unidades escolares. O grupo apresentou um plano de ação com 11 projetos de lei, dos quais 4 já foram aprovados e sancionados.

No biênio a partir de 2025, a deputada preside a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Alesc, além de participar das comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, Pesca e Aquicultura, Saúde, Segurança Pública e Turismo.

Dirce Heiderscheidt

A terceira suplente do MDB, Dirce Heiderscheidt, tomou posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na última terça-feira (11), ocupando a vaga deixada por Emerson Stein, que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde.

Com forte atuação na área social, Dirce já foi autora de leis como Outubro Rosa, Novembro Azul e Agosto Dourado, além de atuar na defesa dos direitos de idosos, mulheres e crianças. Também coordenou a Bancada Feminina da Alesc, impulsionando sua institucionalização e a criação da Galeria Lilás.

A deputada reforça seu compromisso com políticas públicas voltadas para a inclusão social e o fortalecimento da participação feminina na política, somando forças à Bancada Feminina da Alesc.

Janice Aparecida Steidel Krasniak

Janice Aparecida Steidel Krasniak, natural de Três Barras, é uma profissional amplamente reconhecida por sua trajetória na educação especial e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Pedagoga com habilitação em Educação Especial e pós-graduada pela UFSC, iniciou sua carreira atuando com alunos surdos e depois como professora de recursos para deficiência visual e auditiva na FCEE. No campus da FCEE em São José, assumiu cargos de liderança.

Desde 2012, atua como Secretária Técnica da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Alesc. Em 2021, tornou-se presidente da FCEE, onde implantou os programas SC + Inclusiva e Acolher. Em 2022, foi candidata a deputada estadual pelo PODEMOS, obtendo 12.964 votos e ficando como terceira suplente.

Durante o período de 06/05 a 05/06 de 2025.